Logo blog do Bekão.png

MPPA recomenda a realização de concurso público nos municípios de Sapucaia e Xinguara.

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Xinguara, expediu recomendações determinando a realização de concursos públicos nos municípios de SAPUCAIA e XINGUARA.
A iniciativa é do promotor de justiça Luiz da Silva Souza e tem fundamentação no artigo 37 da Constituição Federal, que submete a investidura em cargo ou emprego público a aprovação prévia em certame.

A Recomendação 01/2025 é referente ao Procedimento Administrativo n° 000845-096/2022, instaurado para fiscalizar e acompanhar a realização de concurso público pela Prefeitura de SAPUCAIA.
O documento orienta que, em 30 dias, o Poder Executivo apresente à PJ o levantamento do quantitativo de servidores necessários ao bom funcionamento dos serviços em todas as Secretarias e Fundos do município; a verificação da adequação dos cargos já existentes, para determinar se há necessidade de novas vagas ou extinção de cargos desnecessários; e a definição de quantas posições serão oferecidas no próximo concurso.

Entre as demais prescrições à Prefeitura, estão a apresentação em 60 dias de projeto de Lei à Câmara Municipal que tenha como objeto a criação e especificidades dos cargos a ser ofertados no certame; a criação da Comissão de Concurso e definição da forma de execução da prova, em até 120 dias; a publicação do edital em até 210 dias; e a realização do concurso dentro de 360 dias.
A Prefeitura deverá responder por escrito sobre a predisposição de atender ou não à recomendação. Em caso de negativa ou perda de prazo para a resposta, o Ministério Público poderá adotar as providências administrativas e judiciais cabíveis.

CONCURSO EM XINGUARA
Em relação ao município de XINGUARA, foi emitida a Portaria 02/2025, que instaura o Procedimento Administrativo nº 09.2025.00003690-5.
O objetivo é acompanhar os procedimentos de realização de concurso público para provimento de cargos efetivos na Câmara de Vereadores.
Segundo o promotor Luiz da Silva Souza, autor do documento, tramita na PJ uma Notícia de Fato para apurar supostas irregularidades na contratação de servidores do órgão legislativo, além do grande lapso temporal desde a realização do último certame e da reedição de atos que autorizam contratações temporárias – o que sinaliza a necessidade permanente de pessoal.
A partir da portaria, será expedida a recomendação à Câmara, determinando a realização de novo concurso público.

👁️ Este post foi visitado 598 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

O xadrez político no Pará e as eleições de 2026
Política

O xadrez político no Pará e as eleições de 2026

O cenário político paraense já começa a se movimentar para as eleições de 2026. Até o momento, é possível identificar quatro grupos principais na disputa pelo governo do Estado. O primeiro é o grupo governista, liderado pelo atual governador Helder Barbalho. Na oposição, três frentes se articulam: o PSB, comandado

Leia mais... »
Opinião

Canaã dos Carajás perde o empresário Luiz Mariano.

Faleceu nesta segunda-feira (11), vítima de um acidente com um animal em sua propriedade rural, o empresário Luiz Batista Mariano. Nascido em 8 de fevereiro de 1975, em Itapaci (GO), filho de João Batista Mariano e Maria Conceição, Luiz Mariano era casado com Marina Francisca Freitas Mariano e pai de

Leia mais... »
Agropecuária

ADEPARÁ intensifica combate à brucelose com ações educativas e vacinação oficial em municípios paraenses.

Campanha estadual inclui palestras, atendimentos em campo e reforço da vacinação obrigatória de bezerras até 31 de dezembro. Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) promoveu, nesta semana, o “Dia B contra a Brucelose e Tuberculose”, com ações educativas e aplicação da vacina oficial em diversos municípios do

Leia mais... »