Logo blog do Bekão.png
Secretaria de Saúde de Canaã cumpre requisitos e receberá certificação ISO 9001

Secretaria de Saúde de Canaã cumpre requisitos e receberá certificação ISO 9001Secretaria de Saúde de Canaã cumpre requisitos e receberá certificação ISO 9001

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás acaba de ser recomendada à certificação ISO 9001, um dos mais reconhecidos selos de qualidade em gestão organizacional no mundo. O reconhecimento posiciona Canaã como a segunda secretaria municipal de saúde do Brasil a obter essa certificação, ao lado do município de Santa Bárbara d’Oeste (SP), segundo levantamento realizado junto a registros nacionais.

A ISO 9001 estabelece critérios para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), garantindo que os serviços prestados atendam de forma consistente às necessidades da população e aos requisitos legais aplicáveis. A certificação é concedida com base em auditorias independentes que avaliam a organização, padronização e eficácia dos processos administrativos e operacionais.

Com a implantação do SGQ, a Secretaria de Saúde passou a operar com um modelo de gestão mais estruturado. Atualmente, são mais de 2 mil documentos organizacionais padronizados, 400 indicadores monitorados mensalmente e todos os processos mapeados com avaliação de riscos e planos de mitigação. Essas ferramentas permitem que decisões sejam tomadas com base em dados concretos e evidências, o que contribui para a melhoria contínua dos serviços prestados.

“A certificação é resultado de um esforço coletivo de toda a equipe da secretaria, que se manteve engajada durante todo o processo. Agora, a secretaria opera com mais clareza de procedimentos, redução de falhas e foco em resultados”, destacou o secretário de saúde, Francisco Neto.

A jornada até a certificação envolveu auditorias rigorosas ao longo de uma semana, com verificação de todos os setores e processos da secretaria. A equipe auditora não identificou nenhuma não conformidade, registrando apenas oportunidades de melhoria, algo considerado raro e positivo nesse tipo de avaliação. A partir de agora, a Secretaria de Saúde passará por auditorias anuais de manutenção e, a cada três anos, por uma nova auditoria para renovação do selo.

“É válido reforçar que essa conquista da certificação traz uma mudança de cultura, sendo um processo contínuo e que temos ciência que trará maturidade a equipe para ver os problemas e resolvê-los. E o cidadão pode contribuir para essas melhorias registrando ouvidorias”, afirmou a coordenadora da qualidade da secretaria, Renata Chiquetti.

Com a certificação, a expectativa é de ganhos reais para a população. A adoção de práticas mais eficazes permite otimização de recursos, redução de desperdícios, agilidade nas decisões e maior segurança na prestação dos serviços de saúde. Além disso, o reconhecimento internacional pode contribuir para aumentar a credibilidade institucional, facilitar parcerias técnicas e financeiras e reforçar o papel da secretaria como referência para outros municípios.

👁️ Este post foi visitado 1093 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Educação

Estabelecimento causador de crimes ambientais, incluindo poluição sonora na VILA PLANALTO, em Canaã dos Carajás-PA, poderá ser fechado.

MPPA obtém decisão favorável em ACP ambiental contra estabelecimento causador de poluição sonora. O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça de Canaã dos Carajás, representado pelo Promotor de Justiça Emerson Costa de Oliveira, obteve decisão favorável em uma ação civil pública (ACP)

Leia mais... »
Avião cai em aldeia indígena no Pará após ser abatido pela FAB
Brasil

Avião cai em aldeia indígena no Pará após ser abatido pela FAB.

Um avião interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) caiu próximo a aldeia indígena e derrubou dezenas de tabletes de droga na região.O bimotor foi interceptado por caças A-29 Super Tucano após entrar no espaço aéreo nacional sem autorização, vindo do Peru.Após a queda, os tabletes espalhados na aldeia foram recolhidos

Leia mais... »