Secretaria de Saúde de Canaã cumpre requisitos e receberá certificação ISO 9001

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A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás acaba de ser recomendada à certificação ISO 9001, um dos mais reconhecidos selos de qualidade em gestão organizacional no mundo. O reconhecimento posiciona Canaã como a segunda secretaria municipal de saúde do Brasil a obter essa certificação, ao lado do município de Santa Bárbara d’Oeste (SP), segundo levantamento realizado junto a registros nacionais.

A ISO 9001 estabelece critérios para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), garantindo que os serviços prestados atendam de forma consistente às necessidades da população e aos requisitos legais aplicáveis. A certificação é concedida com base em auditorias independentes que avaliam a organização, padronização e eficácia dos processos administrativos e operacionais.

Com a implantação do SGQ, a Secretaria de Saúde passou a operar com um modelo de gestão mais estruturado. Atualmente, são mais de 2 mil documentos organizacionais padronizados, 400 indicadores monitorados mensalmente e todos os processos mapeados com avaliação de riscos e planos de mitigação. Essas ferramentas permitem que decisões sejam tomadas com base em dados concretos e evidências, o que contribui para a melhoria contínua dos serviços prestados.

“A certificação é resultado de um esforço coletivo de toda a equipe da secretaria, que se manteve engajada durante todo o processo. Agora, a secretaria opera com mais clareza de procedimentos, redução de falhas e foco em resultados”, destacou o secretário de saúde, Francisco Neto.

A jornada até a certificação envolveu auditorias rigorosas ao longo de uma semana, com verificação de todos os setores e processos da secretaria. A equipe auditora não identificou nenhuma não conformidade, registrando apenas oportunidades de melhoria, algo considerado raro e positivo nesse tipo de avaliação. A partir de agora, a Secretaria de Saúde passará por auditorias anuais de manutenção e, a cada três anos, por uma nova auditoria para renovação do selo.

“É válido reforçar que essa conquista da certificação traz uma mudança de cultura, sendo um processo contínuo e que temos ciência que trará maturidade a equipe para ver os problemas e resolvê-los. E o cidadão pode contribuir para essas melhorias registrando ouvidorias”, afirmou a coordenadora da qualidade da secretaria, Renata Chiquetti.

Com a certificação, a expectativa é de ganhos reais para a população. A adoção de práticas mais eficazes permite otimização de recursos, redução de desperdícios, agilidade nas decisões e maior segurança na prestação dos serviços de saúde. Além disso, o reconhecimento internacional pode contribuir para aumentar a credibilidade institucional, facilitar parcerias técnicas e financeiras e reforçar o papel da secretaria como referência para outros municípios.

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