A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), promoveu, nesta quinta-feira (11), uma ação de coleta de pneus na Rua B, em frente ao Planeta dos Ferros, como parte das medidas de prevenção ao mosquito transmissor da dengue Aedes aegypti. A programação segue até às 18h desta sexta-feira (12).
Esta foi a quarta coleta de pneus realizada em 2025. As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti tiveram início no começo do período chuvoso, que se estende de dezembro a maio na região Norte. O mosquito se reproduz em locais com água parada e limpa, como pneus, garrafas, caixas d’água destampadas e outros recipientes. Além da dengue, ele é responsável pela propagação de doenças como chikungunya e zika.

A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Priscila Martins, comentou que o trabalho de prevenção deve ser contínuo além de garantir um descarte adequado dos pneus. “Os três meses críticos da dengue são janeiro, fevereiro e março. Mas, no decorrer do ano o mosquito continua proliferando, então precisa ser um trabalho contínuo. Com isso, a ação não vai só acontecer nos meses mais críticos, mas sim no decorrer do ano”, reforçou.
Confira algumas orientações para combater o mosquito Aedes aegypti:
– Retirar folhas ou outro tipo de sujeira que possa gerar acúmulo de água nas calhas;
– Guardar pneus em locais cobertos;
– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
– Realizar limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos de água;
– Limpar e retirar o acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras;
– Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha;
– Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano, é necessária a presença de um agente de saúde para aplicação do larvicida;
– Utilizar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal;
– Em recipientes com larvas onde não é possível eliminar ou dar a destinação adequada, colocar produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante e cloro de piscina) e inspecionar semanalmente o recipiente, desde que a água não seja destinada ao consumo humano ou animal. Importante solicitar a presença de um agente de saúde para realizar o tratamento com larvicida.
👁️ Este post foi visitado 454 vezes.








