Logo blog do Bekão.png
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), realizou reunião com empresários de loteamentos ilegais na zona rural e demais profissionais que compõem esse mercado sobre os crimes e penalidades decorrentes dessa atividade. O encontro aconteceu na sede do Idurb, na sexta-feira (4). A promotora de Justiça Agrária do MPPA, Alexssandra Muniz Mardegan, presidiu a reunião e recomendou a suspensão da comercialização, propaganda e abertura de novos empreendimentos até que as regularizações sejam realizadas. A Prefeitura de Canaã participou do evento como convidada do MPPA e irá conduzir os trabalhos de criação das normas e diretrizes a partir das recomendações do Ministério Público. Segundo o Ministério Público, os chacreamentos precisam ser regularizados, devidamente registrados e oferecer infraestrutura mínima conforme preconiza a Legislação. “É preciso ter consciência de que parcelar o solo em áreas urbanas ou rurais de forma irregular é crime e coloca tanto empresários como as famílias consumidoras em risco. Viemos buscar conciliação para evitar processos jurídicos criminais”, afirmou a promotora de Justiça Agrária. A solução proposta pelo MPPA é a criação de uma força-tarefa que envolva o comprometimento dos empreendedores com a regularização e o cumprimento dos requisitos de infraestrutura através da assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). “Nossa intenção é buscar diálogo para evitar embargos. Todo o município vai se unir para que a Lei seja cumprida, as famílias consumidoras sejam protegidas e Canaã continue atrativa para investimentos”, afirmou o presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano, Geam Meirey. A prefeita Josemira Gadelha abriu o evento e cobrou de todos os loteadores responsabilidade. “Nós sabemos que Canaã cresce anualmente e os empresários são importantes para oferecer soluções para as demandas habitacionais. Entretanto, tudo precisa ser feito dentro da Lei. Estamos aqui para ampliar a comunicação e nos colocar à disposição para desenvolver os mecanismos para atender esse mercado e dar segurança às famílias consumidoras”, afirmou a prefeita.

MPPA e Prefeitura de Canaã dos Carajás-PÁ se unem contra chacreamentos ilegais.

Uma reunião estratégica foi realizada na última sexta-feira (4), com o objetivo de buscar soluções para o crescente número de loteamentos irregulares em Canaã dos Carajás (PA). A promotora de Justiça do município, Dra. Alexssandra Muniz Mardegan, e a prefeita Josemira Gadelha participaram do encontro, que reuniu autoridades e empresários do setor imobiliário.

Durante a reunião, foram cobradas responsabilidades dos empreendedores que têm comercializado áreas sem infraestrutura mínima e sem segurança jurídica, colocando em risco o patrimônio e os recursos de moradores — especialmente da população mais vulnerável e com menos acesso à informação.

A Prefeitura, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDURB), anunciou que irá estabelecer normas e critérios mais rigorosos para a criação de novos loteamentos e chacreamentos na cidade.

Para o gestor de Políticas Públicas do bairro Novo Horizonte, Genival Pereira Castro, a iniciativa é urgente e necessária:
— “Já estava na hora de as autoridades competentes colocarem um fim nessa situação. Canaã dos Carajás cresce e se desenvolve a cada dia, e práticas como essas não podem mais existir. Parabéns ao Ministério Público e à Prefeitura por intervirem com firmeza”, declarou Genival.

👁️ Este post foi visitado 1072 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Blog

NOTA PÚBLICA DE AGRADECIMENTO

Nós, Carlos Magno de Oliveira e Deuzilene Barata de Oliveira, pais de Amanda Cristina Barata de Oliveira, vimos a público expressar nossa mais profunda gratidão a todos que, de alguma forma, manifestaram solidariedade e carinho neste momento de dor e despedida. Agradecemos, de coração, aos familiares, amigos e vizinhos que

Leia mais... »
Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente na Casa da Cultura, em Canaã dos Carajás-PA.

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás realiza uma programação especial em alusão à Semana do Meio Ambiente, com atividades educativas, culturais e interativas voltadas ao fortalecimento da consciência ambiental entre crianças, adolescentes e a comunidade escolar. A iniciativa se conecta ao Fórum COP 30: Cuidando da Casa Comum,

Leia mais... »
Canaã e região

Prefeita Josemira Gadelha participará da Exposibram e apresentará experiências de diversificação econômica em Canaã dos Carajás

A prefeita de Canaã dos Carajás e vice-presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), Josemira Gadelha, participa nesta quarta-feira (30) do Painel 29 – Diversificação Econômica e Conteúdo Local nos Territórios Minerários, durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2025), o maior

Leia mais... »