Logo blog do Bekão.png
Durante encontro bilateral com o xeique Khaled bin Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente reafirma intenção de concluir, até o fim do ano, o Acordo de Comércio entre o Mercosul e os Emirados Árabes Unidos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, na tarde deste sábado (5), com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, xeique Khaled bin Mohammed bin Zayed Al Nahyan. O encontro ocorreu no contexto da Cúpula de Líderes do BRICS, realizada no Rio de Janeiro. Na reunião, Lula reforçou o interesse do Brasil em atrair investimentos estrangeiros diretos, especialmente em setores estratégicos como energias renováveis, mineração, petroquímica, comunicações satelitais, cabos submarinos e manufaturas. O presidente também defendeu o fortalecimento da cooperação financeira entre os dois países. Lula destacou o empenho da presidência brasileira do Mercosul na conclusão, ainda em 2025, do Acordo de Livre Comércio com os Emirados Árabes Unidos — um passo considerado fundamental para estreitar os laços econômicos entre a América do Sul e o mundo árabe. Outro ponto de destaque foi o potencial de cooperação bilateral em áreas digitais, incluindo inteligência artificial e o desenvolvimento de modelos avançados de linguagem computacional. Ambos os líderes reafirmaram o compromisso com o multilateralismo e uma ordem internacional multipolar, além de trocarem impressões sobre a situação no Oriente Médio e os esforços para a paz na região. No campo ambiental, Lula e o xeique reconheceram a urgência de aumentar a ambição global na redução das emissões de gases de efeito estufa. O príncipe destacou o apoio dos Emirados à realização da COP-30, que ocorrerá em 2025, em Belém do Pará. Durante a conversa, o governo brasileiro também apresentou o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), que será lançado oficialmente durante a COP-30. A iniciativa busca remunerar países que preservam os ecossistemas tropicais, como a Amazônia, pelos serviços ambientais prestados. Como membro da troika das últimas três conferências do clima, os Emirados Árabes manifestaram interesse em colaborar com o avanço do projeto. O xeique Khaled retornou ao Brasil menos de um ano após sua participação na Cúpula do G20, realizada em novembro passado, também no Rio de Janeiro.

Lula discute investimentos e crise climática com príncipe herdeiro de Abu Dhabi

Durante encontro bilateral com o xeique Khaled bin Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente reafirma intenção de concluir, até o fim do ano, o Acordo de Comércio entre o Mercosul e os Emirados Árabes Unidos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, na tarde deste sábado (5), com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, xeique Khaled bin Mohammed bin Zayed Al Nahyan. O encontro ocorreu no contexto da Cúpula de Líderes do BRICS, realizada no Rio de Janeiro.

Na reunião, Lula reforçou o interesse do Brasil em atrair investimentos estrangeiros diretos, especialmente em setores estratégicos como energias renováveis, mineração, petroquímica, comunicações satelitais, cabos submarinos e manufaturas. O presidente também defendeu o fortalecimento da cooperação financeira entre os dois países.

Lula destacou o empenho da presidência brasileira do Mercosul na conclusão, ainda em 2025, do Acordo de Livre Comércio com os Emirados Árabes Unidos — um passo considerado fundamental para estreitar os laços econômicos entre a América do Sul e o mundo árabe.

Outro ponto de destaque foi o potencial de cooperação bilateral em áreas digitais, incluindo inteligência artificial e o desenvolvimento de modelos avançados de linguagem computacional.

Ambos os líderes reafirmaram o compromisso com o multilateralismo e uma ordem internacional multipolar, além de trocarem impressões sobre a situação no Oriente Médio e os esforços para a paz na região.

No campo ambiental, Lula e o xeique reconheceram a urgência de aumentar a ambição global na redução das emissões de gases de efeito estufa. O príncipe destacou o apoio dos Emirados à realização da COP-30, que ocorrerá em 2025, em Belém do Pará.

Durante a conversa, o governo brasileiro também apresentou o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), que será lançado oficialmente durante a COP-30. A iniciativa busca remunerar países que preservam os ecossistemas tropicais, como a Amazônia, pelos serviços ambientais prestados. Como membro da troika das últimas três conferências do clima, os Emirados Árabes manifestaram interesse em colaborar com o avanço do projeto.

O xeique Khaled retornou ao Brasil menos de um ano após sua participação na Cúpula do G20, realizada em novembro passado, também no Rio de Janeiro.

👁️ Este post foi visitado 854 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Lançamento da Campanha Maio Laranja será realizado hoje
Canaã e região

Lançamento da Campanha Maio Laranja será realizado hoje (14)

Será realizado nesta quarta-feira (14) o lançamento da campanha Maio Laranja, dedicada à mobilização nacional pelo enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores, às 16h. A iniciativa é da Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria

Leia mais... »
Meio Ambiente

PARÁ tem maior redução de desmatamento da Amazônia Legal em 2025

RESULTADO APONTA QUE O ESTADO REDUZIU AS ÁREAS DESMATADAS EM 297 KM², ALCANÇANDO 60% DE QUEDA, NA COMPARAÇÃO AOS DADOS DE 2021. O Pará alcançou a maior redução de desmatamento, em quilômetros quadrados, entre os estados da Amazônia Legal em 2025, segundo dados divulgados pelo Programa de Monitoramento do Desmatamento

Leia mais... »

Canaã supera capitais e é destaque nacional em vigilância em saúde

Canaã supera capitais e é destaque nacional em vigilância em saúde O município de Canaã dos Carajás conquistou resultados expressivos no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS), promovido pelo Ministério da Saúde. No levantamento referente ao ano de 2024, o município atingiu 12 indicadores de desempenho,

Leia mais... »
Canaã e região

Prefeitura de Canaã cria Programa Municipal de Dispensação de Fórmulas Especiais e Dietas Enterais para crianças, adultos e idosos

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha (MDB), publicou nesta quinta-feira (4), no Diário Oficial dos Municípios, a Lei nº 1.164/2025, que institui o Programa Municipal de Dispensação de Fórmulas Especiais e Dietas Enterais. A iniciativa garante suporte nutricional a crianças, adultos e idosos atendidos pelo Sistema Único de

Leia mais... »