Jornalista, CARLOS MAGNO de Canaã dos Carajás questiona ministro da Saúde, ALEXANDRE PADILHA sobre erradicação da malária na região amazônica durante encontro da Cúpula do BRICS,,,

Jornalista, CARLOS MAGNO de Canaã dos Carajás questiona ministro da Saúde, ALEXANDRE PADILHA sobre erradicação da malária na região amazônica durante encontro da Cúpula do BRICS.

Ministro Alexandre Padilha concede entrevista durante a Cúpula do BRICS.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, concedeu entrevista coletiva aos jornalistas durante a 17ª Reunião de Cúpula do BRICS, realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.
Inicialmente, o ministro participou do programa Conexão, da GloboNews, apresentado pela jornalista Leilane Neubarth. Em seguida, atendeu os profissionais de imprensa no tradicional “QQ” (pergunta e resposta rápida). De forma espontânea e cordial, Padilha mostrou-se bastante solícito, sendo bem assessorado, mas com liberdade para interagir diretamente com os jornalistas.


Ao iniciar sua fala, o ministro classificou o dia como histórico, destacando o lançamento de uma parceria entre os países do Sul Global para a eliminação de doenças como malária, dengue e tuberculose. Segundo ele, enfermidades como hipertensão e diabetes também atingem com maior incidência as populações desses países.
Padilha anunciou ainda que o Brasil retomou a produção de insulina humana, graças a uma parceria estratégica com China e Índia. Outro avanço mencionado foi a cooperação com a China para o desenvolvimento de uma vacina contra a catapora, além da produção conjunta de equipamentos hospitalares.


O ministro ressaltou também o novo protagonismo político do Sul Global, destacando que, no bloco do BRICS, saúde e vida são prioridades. Em um tom crítico, alfinetou o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizendo: “Enquanto um presidente de um importante país do hemisfério norte tenta descredibilizar a OMS e a ciência, o BRICS, ao contrário, fortalece as instituições e aposta no conhecimento”. Segundo ele, enquanto os EUA cortam investimentos em vacinas, o Brasil amplia os recursos na área da saúde.

Jornalista, CARLOS MAGNO de Canaã dos Carajás questiona ministro da Saúde, ALEXANDRE PADILHA sobre erradicação da malária na região amazônica durante encontro da Cúpula do BRICS,,,
Jornalista, CARLOS MAGNO de Canaã dos Carajás questiona ministro da Saúde, ALEXANDRE PADILHA sobre erradicação da malária na região amazônica durante encontro da Cúpula do BRICS,,,


Outro ponto relevante da entrevista foi o anúncio da criação de um instituto tecnológico voltado para a área da saúde, com foco em inovação e produção local.
Durante a coletiva, o jornalista Carlos Magno, de Canaã dos Carajás (PA), questionou o ministro sobre a erradicação da malária na região amazônica, onde a doença ainda é recorrente. Padilha agradeceu pela pergunta e, com seriedade, respondeu: “Sou médico infectologista e, quando fiz residência pela Universidade de São Paulo, morei em Santarém (PA).

Naquela época, no final dos anos 1990, o Brasil registrava cerca de um milhão de casos de malária por ano. Esse cenário começou a mudar com os programas de combate à malária que infelizmente foram paralisados no governo anterior. Com o presidente Lula, retomamos essas ações e, em 2024, já registramos uma redução significativa nos casos da doença. A tendência é continuar caindo agora em 2025.”

Ao final da entrevista, o ministro deixou o local acompanhado de seus assessores e dos agentes da Polícia Federal responsáveis por sua segurança.

👁️ Este post foi visitado 1323 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Transporte era feito em desacordo com o previsto pelo Estatuto do Desarmamento Marabá/PA. Nesta terça-feira (20/5), a Polícia Federal autuou dois passageiros por posse irregular de munição no Aeroporto de Marabá/PA. No primeiro voo, foi identificado pelo raio x cinco munições de calibre 22 dentro de uma necessaire que continha medicamentos. Horas mais tarde, a segunda ocorrência foi semelhante: oito munições de calibre 38 foram identificadas pelo raio x, em pasta com documentos pessoais. Em ambos os casos, os agentes aeroportuários acionaram a Polícia Federal, que encaminhou os passageiros para serem autuados conforme prevê o Estatuto do Desarmamento, sendo liberados em seguida. Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
Polícia

PF autua dois passageiros com munição no aeroporto de Marabá-PA.

Transporte era feito em desacordo com o previsto pelo Estatuto do Desarmamento.Marabá/PA. Nesta terça-feira (20/5), a Polícia Federal autuou dois passageiros por posse irregular de munição no Aeroporto de Marabá/PA.No primeiro voo, foi identificado pelo raio x cinco munições de calibre 22 dentro de uma necessaire que continha medicamentos.Horas mais

Leia mais... »
Prefeitura lança edital para expositores do Canaã Cidade Junina.
Blog

Prefeitura lança edital para expositores do Canaã Cidade Junina.

Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás publicou no Diário Oficial o edital para selecionar empresas estabelecidas no município, para participarem como expositores do Festival Canaã Cidade Junina. As vagas são para diversos tipos de atividades gastronômicas, entre outros serviços. O festival inicia no dia 26 de

Leia mais... »