Logo blog do Bekão.png

Incra e MDA se reúnem com MST em Brasília para tratar da reforma agrária no Pará

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) se reuniram nesta quarta-feira (17), em Brasília, com lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), para discutir as pautas apresentadas pelo movimento, com foco na reforma agrária e no assentamento de famílias acampadas no Pará.

A reunião contou com a presença de representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, do presidente nacional do Incra, da Diretoria de Obtenção de Terras e Mediação de Conflitos Agrários, do MDA e da direção estadual do MST no Pará.

O encontro, que se estendeu por quase dez horas, teve como eixo central o plano de assentamento das famílias acampadas, além das ações do governo federal voltadas à retomada e ao fortalecimento da política de reforma agrária na região sudeste do Pará.

Durante a reunião, o presidente nacional do Incra, César Aldrighi, anunciou que irá pessoalmente ao Acampamento Terra e Liberdade, no município de Parauapebas (PA), antes do Natal, para dialogar com as famílias acampadas, firmar encaminhamentos e preparar a agenda da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao município.

Segundo Aldrighi, a data da visita presidencial deverá ser anunciada diretamente no acampamento. Na ocasião, Lula deverá apresentar um conjunto de ações do governo federal voltadas à reforma agrária e ao desenvolvimento regional.

A reunião em Brasília integra o processo de negociação entre o MST e o governo federal, que resultou no recuo do movimento na ocupação realizada na área conhecida como Retiro Bom Jesus.

Inicialmente, o presidente Lula tinha agenda prevista para Parauapebas para tratar de projetos da reforma agrária, porém a visita precisou ser cancelada em razão do falecimento do Papa Francisco.

Ao final do encontro, César Aldrighi afirmou que o clima é de distensionamento:
“Haverá paz no Natal”, declarou o presidente do Incra.

Texto:

Carlos Magno
Jornalista – DRT/PA 2627

👁️ Este post foi visitado 603 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

A Vale e o Precedente Perigoso em Canaã dos Carajás-PA
Canaã e região

A Vale e o Precedente Perigoso em Canaã dos Carajás-PA

A mineradora Vale, por meio de sua assessoria jurídica, adotou uma postura preocupante ao estabelecer um precedente que pode trazer sérias consequências sociais para o município de Canaã dos Carajás (PA). Em documento assinado por Edivaldo Pereira Braga, gerente de Relacionamento com a Comunidade, a empresa concede um prazo de

Leia mais... »
Canaã e região

Prefeita de Canaã apresenta políticas públicas e ganha reconhecimento Internacional no Fórum de Gastronomia.

Prefeita Josemira Gadelha foi a única gestora municipal convidada para palestrar no evento e apresentou políticas públicas que fazem da alimentação a base de uma sociedade mais justa e feliz As experiências de Canaã dos Carajás na integração entre alimentação, políticas sociais e desenvolvimento sustentável foram destaque no Fórum Internacional

Leia mais... »