Detectado Primeiro Foco de Gripe Aviária em Criação Comercial no Brasil

Montenegro (RS) – O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nesta quinta-feira (15), a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um matrizeiro de aves comerciais localizado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Esta é a primeira vez que um foco de IAAP é identificado em um sistema de avicultura comercial no Brasil, marcando um ponto de atenção para o setor.

Apesar da detecção inédita na avicultura comercial brasileira, o vírus da gripe aviária circula globalmente desde 2006, com maior incidência na Ásia, África e norte da Europa.

Em comunicado oficial, o Mapa tranquilizou a população, enfatizando que a doença não representa risco para o consumidor de carne de aves e ovos. Segundo o Ministério, os produtos inspecionados permanecem seguros para consumo, sem qualquer restrição. O risco de infecção em humanos é considerado baixo, geralmente restrito a pessoas com contato direto e intenso com aves infectadas.

Prontamente, o Mapa iniciou as medidas de contenção e erradicação previstas no plano nacional de contingência. O objetivo principal é debelar o foco da doença e, simultaneamente, preservar a capacidade produtiva do setor avícola, garantindo o abastecimento e a segurança alimentar da população.

A comunicação oficial sobre o ocorrido já está sendo realizada junto aos diversos elos das cadeias produtivas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, e aos parceiros comerciais do Brasil.

O Serviço Veterinário brasileiro tem se preparado para enfrentar essa eventualidade desde a primeira década dos anos 2000, investindo em treinamento e equipamentos. Ao longo dos anos, diversas ações preventivas foram implementadas para evitar a entrada do vírus na avicultura comercial, incluindo o monitoramento de aves silvestres, a vigilância epidemiológica, o treinamento de técnicos, ações de educação sanitária e a vigilância nos pontos de entrada de animais e seus produtos no país.

O Mapa ressalta que essas medidas preventivas foram cruciais para retardar a chegada da doença à avicultura comercial brasileira por quase duas décadas, demonstrando a efetividade e eficiência das ações implementadas.

👁️ Este post foi visitado 671 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Prefeitura instaura processo administrativo contra beneficiários do programa de habitação
Canaã e região

Prefeitura instaura processo administrativo contra beneficiários do programa de habitação “MORADIA DIGNA”, em Canaã dos Carajás-PA.

A Prefeitura de Canaã dos Carajás (PA), por meio da Secretaria Municipal de Habitação, instaurou processos administrativos contra beneficiários do programa habitacional Moradia Digna.As portarias, assinadas pela secretária municipal Ângela Aragão Silva, foram publicadas na edição desta quinta-feira (22) do Diário Oficial dos Municípios. Foram citados Donias Ferreira da Silva,

Leia mais... »