Logo blog do Bekão.png

Detectado Primeiro Foco de Gripe Aviária em Criação Comercial no Brasil

Montenegro (RS) – O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nesta quinta-feira (15), a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um matrizeiro de aves comerciais localizado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Esta é a primeira vez que um foco de IAAP é identificado em um sistema de avicultura comercial no Brasil, marcando um ponto de atenção para o setor.

Apesar da detecção inédita na avicultura comercial brasileira, o vírus da gripe aviária circula globalmente desde 2006, com maior incidência na Ásia, África e norte da Europa.

Em comunicado oficial, o Mapa tranquilizou a população, enfatizando que a doença não representa risco para o consumidor de carne de aves e ovos. Segundo o Ministério, os produtos inspecionados permanecem seguros para consumo, sem qualquer restrição. O risco de infecção em humanos é considerado baixo, geralmente restrito a pessoas com contato direto e intenso com aves infectadas.

Prontamente, o Mapa iniciou as medidas de contenção e erradicação previstas no plano nacional de contingência. O objetivo principal é debelar o foco da doença e, simultaneamente, preservar a capacidade produtiva do setor avícola, garantindo o abastecimento e a segurança alimentar da população.

A comunicação oficial sobre o ocorrido já está sendo realizada junto aos diversos elos das cadeias produtivas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, e aos parceiros comerciais do Brasil.

O Serviço Veterinário brasileiro tem se preparado para enfrentar essa eventualidade desde a primeira década dos anos 2000, investindo em treinamento e equipamentos. Ao longo dos anos, diversas ações preventivas foram implementadas para evitar a entrada do vírus na avicultura comercial, incluindo o monitoramento de aves silvestres, a vigilância epidemiológica, o treinamento de técnicos, ações de educação sanitária e a vigilância nos pontos de entrada de animais e seus produtos no país.

O Mapa ressalta que essas medidas preventivas foram cruciais para retardar a chegada da doença à avicultura comercial brasileira por quase duas décadas, demonstrando a efetividade e eficiência das ações implementadas.

👁️ Este post foi visitado 1330 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Mineradora VALE se manifesta em nota sobre a PA-160, trecho entre Canaã dos Carajás e Parauapebas-PA
Opinião

Mineradora VALE se manifesta em nota sobre a PA-160, trecho entre Canaã dos Carajás e Parauapebas-PA

Em face da publicação jornalística na página de nosso Blog em, (01/08/2025) onde fizemos alusão a PA-160 e foi mencionado o nome da Mineradora Vale, segue a inicial da matéria, incluindo link: https://entrepoucaseboas.com.br/rodovia-pa-160-transito-intenso-e-perigo-constante/ para acessarem na integra o conteúdo, acatamos a nota explicativa enviada pela ASCOM da mineradora VALE.Assim pautando

Leia mais... »
Cultura

Joelma fará show em Canaã dos Carajás durante a FENECAN

A cantora Joelma, uma das artistas mais requisitadas do Brasil, se apresentará em Canaã dos Carajás no dia 3 de outubro, durante a Feira de Negócios de Canaã dos Carajás (FENECAN). A contratação do show foi oficializada pela Prefeitura Municipal e publicada na edição desta sexta-feira (5) do Diário Oficial

Leia mais... »