Após o encerramento do Concurso Municipal de Quadrilhas no Canaã Cidade Junina — que consagrou como campeã a Junina K-Tinguellê e como vice-campeã a Coração Nordestino — teve início, nesta quinta-feira (3), o Concurso Intermunicipal de Quadrilhas, que segue até domingo (6), reunindo grupos de diversas cidades do estado do Pará.
A primeira a se apresentar no quadrilhódromo do Parque de Eventos Mayko Goulart foi a vice-campeã municipal, Coração Nordestino, que trouxe o tema “Velho Chico: não deixe o rio morrer”. O enredo retratou a importância da preservação do Rio São Francisco e suas lendas, com personagens emblemáticos como o pescador e a lavadeira.

Foto: Diego Barbosa
Em seguida, foi a vez da Junina Rei do Cangaço, do município de Parauapebas, que levou ao palco o tema “Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser”, abordando o empoderamento feminino e o combate à violência doméstica. “No nosso teatro, apresentamos uma mulher que sofre violência doméstica. No entanto, ela se empodera, rompe esse relacionamento abusivo, que impedia dela conquistar seu espaço. É um tema que envolve toda a comunidade da nossa cidade, do Brasil e do mundo inteiro. É um tema que vem trazer uma mensagem, principalmente para as mulheres. Mas isso não quer dizer que o homem também não faça parte dessa luta”, explicou o presidente da quadrilha, Paulo de Morais.

Foto: Diego Barbosa

Foto: Jefferson Almeida
A terceira apresentação da noite foi a Agremiação Junina Cabra da Peste, também de Parauapebas, que exaltou elementos culturais, musicais e arquitetônicos de vários estados do Nordeste com o tema “O Nosso Brasil é Nordestino”. O presidente da quadrilha, Dhones Reis, detalhou a proposta. “A gente vai mostrar as belezas, a riqueza, esse mundo maravilhoso que a cultura nordestina traz pra nós. Um pouquinho do Maranhão, do Ceará, de Pernambuco, um pouquinho de Sergipe… vamos trazer a música, a dança, a comédia, a riqueza dos estados”.

Foto: Paulo Júnior
Na sequência, a quadrilha Junina Assoardh, do município de Eldorado dos Carajás, com o tema “São João da Fé: entre Fogueiras e Promessas”, que destacou a devoção aos santos juninos — São João, São Pedro e Santo Antônio. O diretor artístico, João Pedro Martins, comentou. “É um tema que fala da fé do povo raiz, do povo nordestino, mas também do povo paraense, do povo de todo o Brasil. Aquele povo que se apega aos santos, às promessas, que ama a festa junina, que mantém a tradição. Todo o nosso enredo fala sobre essa devoção: a noiva que quer casar, os agricultores que pedem a São Pedro a bênção da chuva e São João, que traz alegria e amizade nesse período”, finalizou.

Foto: Paulo Júnior
Também se apresentaram a quadrilha Rosa de Ouro, de Parauapebas, com o tema “A Menina do Sertão e a Saudade do São João”, e, encerrando a noite, a Junina Explosão de Cheiro, do município de Tailândia, com o tema “Uma Festança no Milharal em uma Noite de São João”.

Foto: Diego Barbosa
A empresária Milena Conceição contou que está encantada com o evento, tanto pelas apresentações quanto pela decoração dos espaços. “O Canaã Cidade Junina é um evento que a gente aguarda o ano todo. Está linda a decoração, os espaços, estou amando tirar fotos em cada lugar. As apresentações das quadrilhas estão incríveis. A Prefeitura está de parabéns pelo evento”, elogiou.

Foto: Paulo Júnior
Confira a programação desta sexta-feira (4):
• DJ Sonoplastia
• Show local com Marcos Lima e Banda (palco secundário)
• Apresentação da quadrilha Step Dance
Concurso Intermunicipal de Quadrilhas Juninas:
• K-Tinguellê (Canaã dos Carajás – campeã municipal)
• Explosão de Cheiro (Tailândia)
• 2º show nacional com a cantora Zaynara
👁️ Este post foi visitado 200 vezes.