Canaã dos Carajás segue se destacando em nível nacional pela implementação de ações inovadoras e humanizadas. Nesta semana, o município sediou o 1º Seminário Municipal de Políticas de Cuidados, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), em parceria com o CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde e a Mineradora Vale.
O evento intersetorial, realizado nos dias 23 e 24 de outubro, na Câmara Municipal, reuniu representantes de diversas secretarias, conselhos municipais, entidades parceiras e sociedade civil, que debateram temas relacionados à Política Nacional de Cuidados, instituída pela Lei nº 15.069, de 23 de dezembro de 2024, e regulamentada pelo Decreto nº 12.562, de 23 de julho de 2025.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Agna Maria, Canaã dos Carajás se torna referência por ser o primeiro município do Brasil a realizar o seminário. “Estamos muito felizes, porque somos o primeiro município do país a realizar o Seminário da Política de Cuidado. Essa é uma lei nova, e o decreto que a regulamenta também é recente. Isso mostra o quanto a gestão municipal está comprometida com o bem-estar das pessoas e com a construção de uma sociedade mais justa e cuidadora”, destacou.
A secretária reforçou ainda que o evento reflete uma das principais diretrizes da gestão municipal. “Falar de cuidado é falar da essência da nossa gestão. Temos reafirmado, em todas as ações, o compromisso de cuidar das pessoas. Já aplicamos essa política na prática, seja no atendimento aos usuários, seja na valorização e capacitação dos nossos servidores, porque cuidar de quem cuida também é essencial”, afirmou.

Programação diversificada e participativa
A programação do seminário contou com dois dias de atividades, com palestras, mesas de debate e grupos de trabalho, abordando temas como o marco conceitual do cuidado no Brasil, os desafios para a conquista do universalismo progressivo e sensível às diferenças, e o reconhecimento dos cuidados nas políticas setoriais locais.
Entre os destaques da programação estiveram as participações de Alice Brandão, Diana Delgado, Débora Garcia, Rosária, Ana Garcia e outros profissionais convidados que contribuíram com debates sobre as perspectivas do cuidado nas áreas da saúde, educação, habitação e assistência social.
No segundo dia, o foco foi o controle social e o papel dos conselhos municipais, com falas de representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMSA), Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEAN) , Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal da Mulher (CMDM), Conselho Municipal do Idoso (CMI) e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED), além da formação de grupos de trabalho que apresentaram propostas voltadas a diferentes públicos, como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e trabalhadores do cuidado.
O evento encerrou com um momento de integração e agradecimento, reforçando o compromisso de Canaã dos Carajás com a implementação de políticas públicas que promovam a equidade, inclusão e o cuidado coletivo.
👁️ Este post foi visitado 315 vezes.







