Logo blog do Bekão.png

Produtor prospera com programa Bacia Leiteira, iniciativa da prefeitura de Canaã

Promovido com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, 30 produtores são atendidos pela iniciativa que visa elevar patamar da produção do leite canaense

“Eu não acreditei quando vi as girolandos chegando na minha propriedade”. Essas foram as palavras do agricultor familiar Vanderlei Maurício Gustavo, que viu a média diária de produção de leite sair de 3 litros por animal para cerca de 17 litros, com apenas uma ordenha por dia. “Eu que tenho uma propriedade pequena, agora posso fazer muito mais com menos”. Vanderlei é um dos primeiros participantes do programa Canaã Bacia Leiteira a adquirir fêmeas de gado de origem genética comprovada. A iniciativa é realizada pela prefeitura de Canaã, por meio Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

O projeto oferece assistência técnica continuada a pequenos produtores, com foco na melhoria da produtividade e do manejo adequado dos animais, trazendo sustentabilidade e prosperidade à prática da pecuária leiteira, que é uma das vocações históricas canaenses. Executado por meio dos recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável (FMDS), o programa oferece assistência zootécnica, agronômica e médica veterinária plantonista, para acompanhar o desenvolvimento dos produtores e orientar com base nas tecnologias mais modernas voltadas à atividade.

Além da assistência técnica, os produtores ainda possuem a possibilidade de acessar os recursos do FMDS por meio de financiamento com juros baixos, equivalentes ao plano Safra vigente, para aquisição de animais e equipamentos voltados à produção leiteira, consolidando o programa como uma promissora política pública voltada ao fortalecimento desta cadeia produtiva no município.

Morador da VE-3 desde 2013, Vanderlei começou com a atividade leiteira, entretanto, a produção não emplacou devido ao espaço limitado e às raças de menor produtividade. Segundo dados estatísticos, a média de produção por animal no município gira em torno de 1,96 litro por dia. Com a aquisição de 18 matrizes leiteiras da raça girolando por meio do FMDS, o produtor visa intensificar sua produção de leite, uma vez que vacas possuem alto padrão genético e produtividade comprovada. “O financiamento via FMDS foi muito importante para a conquista. Os juros são conforme o plano Safra, do Governo Federal”, disse.

Agora, o produtor quer elevar o valor agregado do produto. Ele também adquiriu um tanque de resfriamento e quer mecanizar a atividade, para reduzir problemas como mastite nas vacas e contaminações no leite.

Vanderlei não poupou elogios à assistência recebida pelos profissionais da Semdec e da Agência Canaã, responsável pela execução técnica do programa. “Desde que fui selecionado para participar, sou muito bem atendido por todos. “Eles estiveram presentes no diagnóstico, me aconselharam na escolha da raça, acompanharam todo o processo de financiamento e estão sempre presentes no cuidado com os animais”, relatou.

Programa apresenta retrospecto positivo

Os primeiros resultados do Canaã Bacia Leiteira são favoráveis. Antes do início do programa, a média de produção dos selecionados era de aproximadamente 3 a 4 litros de leite por vaca ao dia. Com a melhoria no manejo e na alimentação, essa média já se aproxima de 5,6 litros por animal, em média, mesmo antes da entrada em plena produção dos animais geneticamente melhorados. Em alguns casos, produtores já registram produções superiores a 15 litros por vaca em uma única ordenha diária, a partir dos animais adquiridos pelo programa.

Outro diferencial do programa é o suporte veterinário com atendimento trimestral programado e plantão para emergências, garantindo assistência mesmo fora do horário comercial. Esse acompanhamento reduz riscos sanitários, danos ocasionados por acidentes, previne doenças e assegura a qualidade do leite produzido.

Além do suporte médico, o acompanhamento mensal do engenheiro agrônomo, assegura ao produtor a alta produtividade das pastagens, capineiras, produção de grãos para o gado e arborização para ambiência animal. Os produtores também contam com as orientações zootécnicas direcionadas de forma individualizada, ao uso adequado da forragem produzida, do sal mineral, suporte na formulação de rações e proteinados de baixo consumo, adequados à realidade de cada produtor, buscando o aumento da lucratividade e consequente sustentabilidade da atividade leiteira.

Com duração prevista de 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período, a iniciativa está atualmente em seu primeiro ano de execução. A Prefeitura de Canaã dos Carajás, juntamente com o Conselho Gestor do fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável, estuda a reabertura de novo Chamamento Público para continuidade do Programa e possibilidade de abertura de novas vagas para atendimento de outros produtores rurais interessados.

Os produtores interessados em participar do programa deverão procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua Maparajuba, Quadra 39, lote 04, Bairro Nova Canaã (ao lado da Clínica de Hemodiálise), setor do FMDS.

Programa Bacia Leiteira

O programa é executado por meio do Termo de Fomento, direcionado a associações com capacidade técnica comprovada. A associação selecionada através do Chamamento Público é responsável por toda a execução do Programa, contratando profissionais especializados, como médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos. Atualmente, 30 produtores participam ativamente do Projeto, sendo selecionados por edital lançado pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável.

Os produtores atendidos recebem acompanhamento técnico completo, incluindo orientações sobre alimentação animal, manejo sanitário, análise de solo para recuperação e manutenção produtiva de pastagens, capineiras e produção de alimentos para os animais, além de orientação para organização técnica da propriedade. O objetivo é garantir que os animais alcancem bom desempenho produtivo, evitando perdas e assegurando retorno econômico aos participantes.

Além da assistência técnica, o programa possibilita o acesso aos recursos do Fundo Municipal para aquisição de animais com origem sanguínea comprovada, constatadamente prenhas, além da possibilidade de aquisição de touro reprodutor leiteiro e equipamentos voltados à modernização da produção

Conforme às regras do Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável, o prazo de financiamento é de sete anos, sendo dois anos de carência e juros subsidiados equivalentes ao Plano safra vigente na data de assinatura do Contrato. Todo o Programa “Canaã Bacia Leiteira” é acompanhado e fiscalizado pelo Conselho Gestor do FMDS, assim como a liberação dos recursos para a aquisição das matrizes leiteiras e equipamentos.

A escolha dos animais a serem adquiridos é feita pelos próprios produtores, com orientação técnica, respeitando critérios de aptidão genética, adaptação ao clima local e capacidade produtiva. A raça girolando foi a mais adotada, por apresentar boa adaptação às condições da região e maior potencial leiteiro.

👁️ Este post foi visitado 465 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Educação

Prefeitura de Canaã define banca para realização do PSS 2025

A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás (PA), por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), publicou nesta terça-feira (23) no Diário Oficial dos Municípios a Portaria nº 017/2025 – SEMED/GS, que designa o Instituto de Desenvolvimento Social Ágata como banca examinadora responsável pela organização do Processo Seletivo Simplificado (PSS)

Leia mais... »