O jornalista Felipe Santana, correspondente da TV Globo em Nova York (EUA), está em Belém para realizar a cobertura jornalística da Reunião da Cúpula do Clima de Belém e da COP30.
Durante o evento, o jornalista Carlos Magno, também credenciado para as duas coberturas, teve a oportunidade de conversar com o renomado correspondente internacional. No diálogo, Carlos Magno destacou o desenvolvimento do município de Canaã dos Carajás, que evoluiu de uma pequena vila de colonos assentados pelo INCRA para uma das cidades mais prósperas do Pará — abrigando atualmente a maior mina de ferro a céu aberto do mundo.
Felipe Santana demonstrou grande interesse pelas informações e afirmou que pretende conhecer Canaã dos Carajás em breve. O encontro foi registrado em uma fotografia que simboliza o intercâmbio entre o jornalismo regional e o internacional.
Trajetória de Felipe Santana
Felipe Santana é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros de sua geração. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), iniciou sua carreira na RBS TV, afiliada da Globo em Santa Catarina. Posteriormente, foi correspondente do canal SporTV em Belgrado, na Sérvia, após ser selecionado no projeto “Passaporte SporTV”.
De volta ao Brasil, integrou a equipe do Fantástico, além de ter atuado em diversos telejornais da emissora, como o Jornal Nacional e o Jornal da Globo. Em 2016, assumiu o posto de correspondente da TV Globo em Nova York, função que ocupa até hoje.
Entre suas principais coberturas estão as eleições presidenciais dos Estados Unidos, crises internacionais, a pandemia de Covid-19, os protestos antirracismo e temas ligados à crise climática. Foi finalista do Emmy Internacional de Jornalismo em 2017 pela cobertura do caso Ryan Lochte. É reconhecido por seu estilo didático e objetivo, que traduz temas complexos em linguagem acessível ao público.
Texto:
Carlos Magno
Jornalista – DRT/PA 2627
👁️ Este post foi visitado 675 vezes.









