Dia do Ciclista é marcado por blitz educativa em Canaã dos Carajás

Dia do Ciclista é marcado por blitz educativa em Canaã dos Carajás

O Dia Nacional do Ciclista, comemorado nesta terça-feira, 19 de agosto, foi marcado por uma blitz educativa realizada pela Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública Viária (Semspuv). A ação ocorreu nas principais avenidas da cidade e teve como objetivo orientar ciclistas e motoristas.

O ciclista e técnico em eletromecânica, Thaisson Bueno, recebeu as instruções dos agentes de educação de trânsito enquanto passava pela ciclovia da Avenida Weyne Cavalcante. Para ele, iniciativas como essa são fundamentais para a conscientização.

“Saber a hora de parar, a hora em que se tem a preferência ou em que é preciso dar preferência ao veículo. As regras de trânsito não se aplicam apenas aos veículos automotores, mas também à bicicleta, que, embora não seja motorizada, é um meio de transporte”, destacou.

Foto: Diego Barbosa

O ajudante de cozinha, Antônio Barnabé, também pedalava pela via quando foi orientado pela Semspuv. “Essa blitz ajuda a gente a ter mais informação, evitar acidentes e não colocar a nossa vida em risco”, afirmou.

Foto: Diego Barbosa

A agente de educação de trânsito, Marcielia Fontes, explicou algumas infrações comuns cometidas por ciclistas, como atravessar a faixa de pedestres pedalando. “No momento da travessia, o ciclista deve empurrar a bicicleta, e não pedalar. Outra infração é ao se aproximar de uma rotatória: muitos não dão a preferência ao veículo que já está realizando o movimento. Além disso, quando o ciclista está na ciclovia, deve observar a sinalização de pare antes da travessia. É necessário aguardar o momento seguro, já que carros e motos circulam em todas as direções dentro da rotatória”, ressaltou.

Foto: Diego Barbosa

De acordo com o inciso VI do artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os ciclistas devem utilizar dispositivos de segurança, como campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, além de espelho retrovisor no lado esquerdo.

Ainda segundo o CTB, a bicicleta é considerada um veículo de propulsão humana. Por isso, o condutor deve respeitar todas as regras de trânsito, como semáforos, sinalizações e circulação no sentido correto da via, além de manter 1,5 metro de distância dos veículos (e vice-versa). O uso de ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos é obrigatório; quando não houver esses espaços, deve-se utilizar o bordo direito da pista, sempre no mesmo sentido dos demais veículos.

Orientações para ciclistas:

• Utilize preferencialmente ciclovias ou ciclofaixas;

• Se for usar a pista, trafegue próximo ao bordo;

• Não circule pela calçada, a menos que seja espaço compartilhado e sinalizado;

• Respeite faixas de pedestre, rotatórias e semáforos;

• Sinalize mudanças de direção com gestos manuais;

• Desça da bicicleta ao atravessar a faixa de pedestre;

• Ande sempre no mesmo sentido dos veículos;

• Não use celular ou fones de ouvido enquanto pedala;

• Utilize roupas claras.

Dia Nacional do Ciclista

A data foi criada em 2017 e carrega um significado de reflexão. Foi instituída em memória do ciclista brasiliense Pedro Davison, que perdeu a vida em 2

👁️ Este post foi visitado 207 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

Secretaria de Saúde de Canaã promete zerar fila de cirurgias eletivas
Canaã e região

Secretaria de Saúde de Canaã promete zerar fila de cirurgias eletivas

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás (PA) anunciou a contratação de serviços especializados para eliminar a fila de cirurgias eletivas no município. O contrato, publicado no Diário Oficial dos Municípios nesta segunda-feira (21), é de número 20250729, originado do Credenciamento 083/2025-FMS. O Fundo Municipal de Saúde firmou

Leia mais... »
VEM AI! Na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás-PA
Blog

VEM AÍ! Na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás-PA.

Masterclass: A Construção de Narrativas Amazônicas na Dança. A masterclass tem como objetivo oferecer uma formação intensiva aos professores da Casa e aos bailarinos da cidade de forma que eles possam aprofundar suas práticas e conhecimentos sobre a dança amazônica. Durante três dias, os participantes irão explorar a construção de

Leia mais... »