TJPA lança chamada para submissão de projetos de magistrados(as) e servidores(as).
O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) lançou, na segunda-feira, 29, o Edital nº 1/ 2025-GTCOP30, que torna pública a chamada de magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário para a submissão de projetos e boas práticas voltadas à temática socioambiental e climática. As iniciativas selecionadas serão apresentadas durante o Seminário Judiciário na COP30: Caminhos para Justiça Climática, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de agosto, no Auditório Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas, em Belém.
Os(as) interessados(as) deverão submeter as propostas em formato de vídeo-pôster, com duração máxima de três minutos, por meio do formulário disponível AQUI. O período de submissão vai de 30 de julho a 6 de agosto de 2025.
A ação integra o conjunto de atividades do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 3.287/ 2024-GP, com a missão de planejar, organizar e executar ações do TJPA para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima – COP30.
Cada magistrado(a) ou servidor(a) poderá apresentar apenas um trabalho, que pode estar em andamento ou concluído, desde que envolva ações do Judiciário e possua resultados ou conclusões apresentáveis. Será facultado o envio de projeto complementar ao vídeo, conforme modelo estabelecido na Portaria nº 3.142/ 2016-GP.
AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS
Os trabalhos serão avaliados pelo Grupo de Trabalho da COP30, com base em critérios como clareza, objetividade, relevância temática e uso de metodologia empírica. A divulgação dos trabalhos selecionados está prevista para o dia 11 de agosto, na página inscrição para o Seminário Judiciário na COP30: caminhos para justiça climática.
Os três melhores trabalhos receberão certificados com menção honrosa, concedidos pela comissão avaliadora. Após o seminário, os trabalhos selecionados ficarão disponíveis para consulta no site do TJPA.
Exposição – Durante o seminário, os vídeo-pôsteres ficarão expostos ao público em local próprio, sem necessidade de apresentação oral. No entanto, é obrigatória a presença dos(as) autores(as), especialmente nos momentos de credenciamento, intervalos e encerramento, para dialogar com os(as) participantes interessados(as).
A organização do evento fornecerá os equipamentos necessários para a exposição dos trabalhos, que também ficarão disponíveis posteriormente no site do TJPA. Não haverá custeio de passagens e diárias aos(às) magistrados(as) e servidores(as) com trabalhos selecionados para a apresentação no evento.
CRONOGRAMA
• 30/07 a 06/08 – Submissão dos trabalhos
• 11/08 – Divulgação dos resultados
• 18 e 19/08 – Seminário Judiciário na COP30: Caminhos para Justiça Climática
Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Andrea Cordeiro
Foto: Ricardo Lima/ TJPA
👁️ Este post foi visitado 639 vezes.