Logo blog do Bekão.png
PJ de Jacundá-PA expede recomendação ao poder público municipal com objetivo de regularizar o transporte de pacientes crônicos em TFD

PJ de Jacundá-PA expede recomendação ao poder público municipal com objetivo de regularizar o transporte de pacientes crônicos em TFD.

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Jacundá, representada pela promotora de justiça Aline Cunha da Silva Reis, expediu Recomendação 03/2025 destinada ao prefeito e ao secretário de saúde municipal. O documento solicita a adoção de medidas para oferecer condições adequadas e seguras no transporte de pacientes renais crônicos em tratamento fora de domicílio (TFD) – com o objetivo de preservar a saúde, a dignidade e os direitos básicos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, cerca de 18 pacientes realizam sessões de hemodiálise em outro município, que ocorrem três vezes por semana e envolvem deslocamentos de aproximadamente quatro horas. O veículo que atualmente realiza esse transporte apresenta condições precárias, com relatos de ausência de climatização, assentos desconfortáveis e falta de higienização adequada, o que compromete a integridade física e emocional dos pacientes.

O TFD é regulamentado pela Portaria N°55/1999 do Ministério da Saúde, que assegura o custeio do deslocamento de pacientes para a realização de tratamento em outro município, quando esgotadas as possibilidades de atendimento na localidade de origem.
A PJ Aline Reis ressalta que “o transporte em condições indignas não só agrava o sofrimento, como infringe princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, do direito à saúde e da eficiência na administração pública”.
Entre as providências recomendadas pelo MP, está a substituição imediata do veículo que realiza o transporte de pacientes crônicos, de modo que sejam garantidos assentos acolchoados, reclináveis, com sistema de ar-condicionado funcional e eficaz, além de espaço interno apropriado, para bem-estar, acessibilidade e segurança dos pacientes.

Ainda de acordo com a Recomendação, o município deve assegurar a manutenção preventiva e regular do veículo, com atenção especial ao sistema de ventilação, amortecimento e segurança; a implementação e registro de rotinas periódicas de dedetização e sanitização completa do veículo; a elaboração de um relatório técnico sobre o fluxo de atendimentos dos pacientes TFD renais crônicos do município; o número atualizado de pacientes atendidos, com data, horário e município de destino dos deslocamentos; as condições atuais do transporte ofertado e o cronograma para adequações e/ou aquisição de novo veículo especializado. Todas os itens da recomendação devem ser atendidos no prazo de 15 dias.
A Prefeitura e a Secretaria de Saúde do município devem, no mesmo prazo, informar à Promotoria quais providências foram adotadas para o cumprimento da Recomendação, juntamente com as documentações comprobatórias (ordens de serviço, contratos, relatórios técnicos, entre outros).

Texto: Patrick Dias. Ascom/MPPA

👁️ Este post foi visitado 768 vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Leia Também

'Por Todas Elas' chega a Canaã dos Carajás com serviços gratuitos de saúde e cidadania
Canaã e região

‘Por Todas Elas’ chega a Canaã dos Carajás com serviços gratuitos de saúde e cidadania

Abertura: 04/07/2025 08h00 Encerramento: 04/07/2025 12h00 Local: Canaã dos Carajás Endereço: AD Ministério de Madureira – Santuário (CIMADECANC) / Nação Madureira – Rua Rio Parauapebas – Alto Bonito Contatos: Madson Magry : 93 9202-9155 O Governo do Pará realiza, nesta sexta-feira (4), a partir de 8h, mais uma edição do Programa “Por Todas Elas”, que,

Leia mais... »
Polícia

Trio é preso por tráfico de drogas, em Canaã dos Carajás-PA.

Na tarde desta sexta-feira (5), a Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Delegacia de Canaã dos Carajás, realizou a prisão em flagrante de três pessoas pelo crime de tráfico de drogas.Com o trio foram apreendidos aproximadamente 944g de entorpecentes, uma balança de precisão, embalagens de papel seda,

Leia mais... »